Translate

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Primeira história, primeiras pistas

Como prometido, este é o primeiro de vários posts sobre as histórias que fazem parte da antologia Winepunk 2013. Um post por história, um post por autor. O objectivo é darem-se pistas, pequenas dicas, sobre o contexto da história e as ideias que inspiraram os autores.

Eugenia é uma teoria que estava particularmente em voga no início do século XX. A noção que a sociedade ideal não contém fraquezas ou debilidades do ponto de vista intelectual, moral e físico, conceito que ainda hoje atrai muitas pessoas, tinha ganho vigor suficiente para vários países terem programas de limpeza genética.  Estratégias como restrições nas autorizações matrimoniais, abortos forçados, segregação, esterilização forçada, eutanásia  e mesmo genocídio foram enquadradas social, politica e legalmente. Os grupos atingidos por este frenesim de rectificação genética institucionalizada incluíam os pobres, os cegos, os surdos, aqueles que tinham alguma falha motora ou mental, as mulheres promiscuas, os homossexuais e certos grupos étnicos ou raciais.

Na realidade, ignorando as considerações humanas e éticas, mesmo em termos puramente genéticos, as doenças e fraquezas podem ser uma vantagem. Por exemplo, a fibrose cística confere resistência à cólera, quando o genótipo individual contém um alelo recessivo.

Mas estes pormenores, que fazem a diferença em argumentos científicos, nada importam perante a desumanização acrescida que a eugenia provocou na sociedade das primeiras décadas do século vinte, já ela bastante displicente em relação aos seres humanos na base da pirâmide social.

E numa guerra, os defeitos podem ser virtudes. Alguém tem de empatar o caminho dos exércitos inimigos até poderem ser implementadas as estratégias delineadas. Alguém que seja dispensável. Alguém que não faça falta à sociedade. Alguém que não é considerado inteiramente humano.

É justo, ou pelo menos adequado, que os sub humanos enfrentem quase humanos numa batalha.



 

Sem comentários: