Translate

terça-feira, 8 de outubro de 2013

As histórias que vêm aí (II)

Segundo post sobre as histórias seleccionadas. Tal como o primeiro, fornece pistas sobre o contexto que inspirou uma das história e sobre o qual o autor elaborou uma narrativa de forma particular.

O Alto Douro Vinhateiro consiste numa região banhada pelo rio Douro que produz vinho há mais de 2000 anos, nomeadamente, o vinho do Porto.  A importância cultural da região foi reconhecida pela UNESCO em 2001, ao ser classificada Património da Humanidade. Para demarcar o espaço físico da região, foram inicialmente implantados 201 marcos de granito, a que Pombal acrescentou mais 134, em 1761.

A região conta com inúmeras figuras históricas de grande carisma mas realça-se a de Dona Antónia Ferreira, a Ferreirinha, que inovou (no cultivo) e promoveu o Vinho do Porto. Uma das lutas da sua vida foi contra a terrível praga da filoxera, tendo procurado em viagens a Inglaterra informação sobre os métodos mais modernos de combater a praga. Foi ela que tornou o Reino Unido o maior importador de Vinho do Porto, até ao presente. A sua morte está registada em 1896, com um legado que permanece. As lendas cercam-na, como é costume em pessoas extraordinárias. Ainda há quem diga que ela continua a velar pelas vinhas da região que tanto amava.

 






Sem comentários: